Powered By Blogger

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Benefícios do Óleo de coco



Dentre os derivados do coco, merece destaque o óleo de coco. Pesquisas científicas recentes têm descoberto o seu alto poder nutricional. Rico em antioxidantes, ácidos graxos, vitamina E, é um forte aliado no controle de colesterol, emagrecimento, produção de energia, detoxificação, controle de fungos e bactérias, além de ser versátil e gostoso.

Por ser um óleo, faz parte do grupo dos lipídeos, os quais fornecem energia, compõe as estruturas celulares e participam na síntese hormonal e metabolização de vitaminas.
Os ácidos graxos são classificados de acordo com suas cadeias moleculares, tamanho e tipos de ligações. As gorduras chamadas saturadas (sem ligações duplas) são as mais prejudiciais ao nosso organismo principalmente por aumentar os níveis de colesterol no sangue e formação de placas de gorduras nas artérias.

O óleo de coco é considerado uma gordura saturada porém de cadeia média e por isto, tem fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação no organismo (inclusive no meio ambiente).Estas propriedades estão presentes quando o óleo é extraído a frio – extravirgem. A diferença do óleo de coco para os outros óleos vegetais é que estes são ácidos graxos de cadeia longa, os quais são armazenados mais facilmente no organismo, entopem as artérias e elevam o colesterol, diferente do óleo de coco o qual é utilizado como energia para o metabolismo.

Desta forma, estudos mundiais comprovam que uma dieta rica em óleo de coco (as quantidades são individuais) não aumenta o colesterol e nem o risco de cardiopatias, pois, ao contrário, favorece o aumento dos níveis de HDL (o bom colesterol). Além disso, o óleo de coco protege o fígado e reforça o sistema imunológico.

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DO ÓLEO DE COCO:
* ANTIOXIDANTE principalmente pela atividade da vitamina E;
* Ajuda na redução do colesterol LDL e elevação do HDL;
* Ajuda no emagrecimento por aumentar o metabolismo (termogênico), diminuir a compulsão por carboidratos (estimula a saciedade);
* Fortalece o sistema imunológico;
* Tem efeito dermatológico contra queimaduras, cicatrizes, eczemas e dermatites;
* Auxilia no funcionamento intestinal por ser uma gordura;
* Contra os níveis de insulina no sangue;
* Age contra o estresse e a fadiga por normalizar os níveis de energia na célula;
* Combate virose e microorganismo infecciosos devido ao ácido láurico, que são capazes de destruir o vírus herpes e Epstein-Barr, além do mesmo combater a candidíase, giardíase e amebíase.


O óleo de coco contém alta concentração de ácido esteárico, palmítico e principalmente Láurico. Os dois primeiros São fundamentais para a nutrição do coração e estão presentes na camada de gordura saturada que se localiza em volta do coração e a qual é muito requisitada em situações de estresse.

O ácido láurico é o principal ácido graxo encontrado no óleo de coco e também de fundamental importância à nossa saúde. Quando este ácido chega ao nosso intestino ele é transformado em monolaurina, um monoglicerídeo que tem ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. A monolaurina consegue destruir a membrana de lipídeos que envolvem os vírus, inativa as bactérias, leveduras e fungos.

O ácido láurico se torna ainda mais interessante por demonstrar que esta destruição que a monolaurina promove dos protozoários no organismo é somente contra os microorganismos patogênicos e não afeta as bactérias benéficas de nossa flora intestinal.

Estudos comprovam que este ácido encontrado no óleo de coco é um forte combatente à candidíase, um problema que ataca em proporção 60% das mulheres e contra apenas 20% dos homens. Ela é causada pela candida albicans. O ácido láurico que representa 50% do óleo de coco somado ao ácido caprílico do mesmo alimento combate praticamente todos os fungos, fortalece nosso sistema imunológico pela liberação que promove de interleucinas a qual aumenta a produção de leucócitos, nossas células de defesa. Além disso, inibe a produção local de prostaglandinas e interleucina 6, que são substâncias pró-inflamatórias, assim, também é um alimento antiinflamatório. Todos estes benefícios se somam a sua facilidade digestiva e podem ser facilmente alcançados, desde que seja consumido na quantidade adequada individualmente, com freqüência e inserido numa alimentação saudável.

Seu sabor é muito agradável, podendo ser consumido puro ou em qualquer preparação, doce ou salgada, fria ou quente. Recomenda-se iniciar com 1 colher de chá ao dia e ir gradativamente aumentado até chegar a 4 colheres de chás. Por produzir energia rápida pode ser consumido pela manhã, antes de exercícios físicos ou mesmo nas refeições.

Fonte: Bontempo, Marcio. O poder medicinal do coco e do óleo de coco extra virgem. Ed. Alaúde, São Paulo 2008.