Powered By Blogger

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A importância do Ômega-3 no desenvolvimento infantil



Já está bem esclarecida a importância de uma boa nutrição para crianças e adolescentes, período decisivo no desenvolvimento ósseo, muscular e cerebral. Esta alimentação deve ser rica em carboidratos: energéticos; proteínas: construtores; vitaminas e minerais: reguladores.

O que pouco se sabe é sobre a importância das gorduras no desenvolvimento infantil. Muito se tem falado em evitar seu excesso pelo aumento da obesidade infantil e suas comorbidades (dislipidemias, hipertensão..), mas e a gordura boa? A gordura dietética é uma fonte importante de nutrientes para o ser humano. Esta divide-se em saturada e insaturada. A gordura conhecida como " benéfica" é a insaturada, isso não significa que também não precisamos da saturada, mas em menor quantidade.

Dentro do grupo da gordura insaturada destaca-se o ômega-3. Os resultados apresentados na literatura científica são conclusivos quanto ao ômega-3 e seus efeitos benéficos no desenvolvimento cerebral de crianças. A retina, o cérebro e outros tecidos do sistema nervoso necessitam desta gordura para se desenvolverem de maneira efetiva. A gordura é ainda importante componente estrutural de todos os tecidos e são indispensáveis para as membranas celulares.

O leite materno contém todos os nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento do bebê até os 6 meses de vida, após este período deve-se fornecer um cardápio equilibrado em carboidratos, proteinas e gorduras de qualidade.
Fontes de "gordura saudável" : óleos vegetais, sardinha, salmão, atum, oleaginosas.

Fonte: "Ômega-3 e desenvolvimento cerebral de crianças. Dra. Patrícia Torsani
"O papel da nutrição funcional na infância para a Prevencção de doenças crônicas no adulto. Dra. Lucyana Kalluf"