Powered By Blogger

domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que sem leite?



A intolerância á lactose é comum e muito conhecida entre a população, e pode causar transtornos gastrintestinais. Porém, a lactose não é a principal causa de doenças sistêmicas que tem relação com o leite. As maiores responsáveis são as proteínas de difícil digestão presentes em alta quantidade no leite de vaca, sendo a mais prevalente a caseína e, principalmente, a beta-lactoglobulina, pois nosso organismo não apresenta enzima capaz de digeri-la. Essas proteínas provocam inflamação na mucosa intestinal, facilitando a passagem de macromoléculas e metais tóxicos, prejudicando a absorção de nutrientes, e causando diversos transtornos no organismo.
A sensibilidade às proteínas do leite tem relação com diversos sintomas, como: renite, sinusite, bronquite, otite, dermatite, amigdalite, gastrite, esofagite, aumento de resistência à insulina, refluxo, inchaços, constipação intestinal, enxaqueca, fadiga, artrite reumatóide, falta de concentração, dislexia, hiperatividade, ansiedade e depressão.
É importante lembrar que as sensibilidades a todos esses alimentos não ocorrem pela presença da substância no organismo, mas sim pelo consumo freqüente, gerando processos somatórios, que desencadeiam sintomas.
A manteiga, apesar de ser feita com o leite, é feita de gordura dele, e não com a parte protéica, por isso algumas receitas têm a presença de manteiga como ingrediente, podendo ser substituída por outras gorduras se necessário.