Powered By Blogger

domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que sem açúcar?



O açúcar é um fator antinutricional, que inibe a absorção de nutrientes, agride o intestino, causa desequilíbrio na microbiota intestinal, pode causar inflamações e estimular em excesso a insulina.
Além disso, está relacionado com a síndrome fúngica, pois é um dos principais alimentos para os fungos, que desencadeiam diversos sintomas, como hiperatividade e dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, fadiga, enxaqueca, candidíase, micoses, acnes, doenças auto-imunes entre outros.
Como substituição, boas opções são adoçantes à base de 100% stevia, sucralose, frutose 100% natural ou mel. Porém, o ideal é ter um acompanhamento de nutricionista, para que esses profissionais possam indicar a melhor opção para cada pessoa, respeitando a individualidade bioquímica.
O rodízio entre os adoçantes dará maior segurança, pois se algum deles não for adequado para um organismo, terá menor probabilidade de causar algum problema à pessoa, por ser consumido em rotatividade.
Alguns adoçantes possuem sabor residual amargo, portanto deve-se testar os adoçantes, a fim de encontrar qual sabor é de maior agrado ao paladar.