Powered By Blogger

sábado, 24 de dezembro de 2011

O que não pode faltar na Ceia de Natal

Na sua ceia não pode faltar:

Petiscos e bebidas:


• Mix de oleaginosas: faça um mix com castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim, uva-passas, damascos e tâmaras secas e deixe as pessoas se servirem enquanto esperam a ceia. Elas são super saudáveis mas são calóricas, então não exagere!

• Cesta de frutas: deixe as frutas cortadas para servir de petisco também. Incentive os convidados a comerem as frutas e as oleaginosas junto, assim, eles irão para a ceia com mais consiência alimentar.

• Bebidas digestivas: faça uma bebida com suco de fruta, água gaseificada e hortelã ou alecrim: Ex: suco de limão batido com água gaseificada e hortelã. Essa bebida é digestiva e ajudará com os possíveis excessos.

• Suco de uva integral sem açúcar: rico em antioxidantes combina muito com refeição e pode muito bem substutuir o vinho.

Entrada:

• Abuse dos alimentos integrais, pois eles dão mais saciedade e contêm inúmeras vitaminas e minerais que fazem o corpo funcionar melhor. Faça uma salada verde com flocos de amaranto e um tabule de quinua ao invés do trigo.

Prato Principal:


• Ao invés do prato arroz com amêndoas tradicional no Natal, faça um arroz integral, com amêndoas e óleo de côco. O óleo de coco no lugar da manteiga para fitrar é uma ótima troca. Isso porque o óleo de coco ajuda na queima de gordura corporal e aumenta o bom colesterol (HDL) combatendo as doenças cardiovasculares

• Uma outra dica de arroz é fazer o arroz branco e junto prepara o arroz preto e o selvagem. O arroz preto contém fibras e antioxidates, além disso, o prato fica bonito e delicioso. Experimente!

• Escolha uma opção de carne sem molho para servir. Isso economiza em calorias.

• Pratos tradicionais na mesa do natal como o peru e o bacalhau são uma boa pedida para uma opção de ceia mais saudável, já que são excelentes fontes de proteínas e apresentam baixa quantidade de gorduras. O peru tem metade das calorias do tender e também é menos calórico que o chester

Sobremesa:

• Sobremesas a base de frutas: essa opção é bem mais saudável do que os doces tradicionais. Faça uma salada de frutas com cerejas e amoras que o sabor é incrível!

Com essas dicas fica mais fácil não abusar no amigo secreto da empresa, no Natal ou Ano –Novo. Boas festas e juízo!

Receitinha básica!!
Arroz integral com quinua, amêndoas e óleo de coco


Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz integral
1 xícara de chá de quinua em grão
1 cebola grande ralada
3 dentes de alho amassados
Azeite
Sal à gosto
250g de amêndoas
Óleo de côco para fritar
Modo de Preparo:
Lave o arroz e a quinua separadamente e deixe escorrer até secar. Refogue a cebola e o alho no azeite sem deixar dourar. Coloque o arroz, frite um pouco no óleo de côco. Acrescente o sal e 4 xícaras de chá de água. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe a panela até ficar macio. Quando estiver acabando de cozinhar, nos últimos 10 minutos, acrescente a quinua lavada e deixe cozinhar junto com o arroz.

Pegue as amêndoas cruas e com casca. Coloque em água quente, deixe ferver por aproximadamente 3 minutos, retire do fogo. Descasque as amêndoas. Pegue uma faca, corte-as ao meio no sentido longitudinal.

Aqueça o óleo de côco, acrescente as amêndoas e vá mexendo até dourar. Retire do fogo, misture as amêndoas metade no arroz já pronto e a outra metade arrume por cima do arroz já na travessa a ser servida.


Dra. Fernanda Granja