Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O poder do Natto


O Natto é o teste de fogo para quem se diz fã de comida japonesa: muitos não conseguem esconder a expressão de repugnância diante de sua aparência pegajosa, forte odor e sabor característico.No entanto, diversos estudos já comprovaram os benefícios deste alimento milenar, que nada mais é do que soja fermentada pela ação de uma bactéria, originalmente encontrada na palha de arroz.

Além dos nutrientes da soja, o natto possui a enzima nattokinase, que “afina” o sangue, dissolvendo coágulos sanguíneos formados devido ao aumento do nível de colesterol, ajudando a prevenir infartos, derrames e outros problemas de saúde. Também é rico em vitamina K2, que melhora a absorção do cálcio e é aliada na prevenção da osteoporose, e em colina, uma vitamina que estimula a memória. Além disso, o natto auxilia na manutenção da flora bacteriana intestinal, promovendo o bom funcionamento do intestino.
A enzima nattokinase perde seus efeitos a uma temperatura acima de 70ºC , portanto o ideal é consumir o natto frio. Adicione cebolinha para aumentar seu poder de “afinar” o sangue. Para quem não consegue encará-lo, uma dica: experimente a versão desidratada (dry natto), com sabor e odor menos acentuados.